Reconhecimento e homenagens marcam Prêmio Desembargador Edvaldo de Andrade

Incentivar e reconhecer as Varas do Trabalho da Paraíba que estão entre as 100 melhores do Brasil no ranking do Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest). Este é o objetivo do Prêmio Desembargador Edvaldo de Andrade, realizado pela primeira vez na manhã desta quarta-feira (7). A premiação ocorreu no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, e contou com a presença de magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região).

Abraçando o clima festivo de fim de ano, a abertura da solenidade foi feita pelo coral Canto Livre Meninada, da Secretaria de Educação da Prefeitura de João Pessoa. As crianças apresentaram um belo repertório natalino e emocionaram o público presente, que iriam se emocionar mais ainda ao longo do evento.

O vice-presidente e corregedor do TRT-13, desembargador Thiago de Oliveira Andrade, destacou que o prêmio, instituído pela Corregedoria Regional, é uma forma de homenagear o desembargador Edvaldo de Andrade, cuja dedicação é amplamente reconhecida.

“Quando pensei no prêmio, queria o nome de alguém que representasse os valores de eficiência e produtividade. Então, pensei em alguém unânime no Tribunal: desembargador Edvaldo. Foram mais de 40 anos de carreira dedicados à eficiência e respeito aos magistrados, servidores, advogados e partes. Além disso, nunca se afastou do aperfeiçoamento técnico. Esse prêmio não poderia ter melhor nome”, frisou.

Homenageado se emociona e agradece iniciativa

“Este é um momento especial e feliz da minha vida. Encarei como vontade divina retornar a esta casa e participar de um evento de reconhecimento do trabalho feito no primeiro grau. Esse Tribunal tem sido uma escola para mim e a missão aqui desempenhada me trouxe infinita felicidade. Sinto gratidão a todos que, dessa casa, contribuíram decididamente para meu bem-estar ao longo de minha caminhada profissional. Também sou eternamente grato ao colega Thiago, idealizador da honraria que hoje é entregue”.

Foi assim que o desembargador Edvaldo de Andrade agradeceu a instituição do prêmio e enalteceu o seu objetivo. Depois de um discurso emocionado, foi o momento de agregar ainda mais emoção. Por meio de um vídeo, familiares, magistrados e servidores que atuaram com o desembargador deram depoimentos destacando o amor pelo trabalho e a cortesia com a qual sempre tratou a todos. “Tanto trabalho não foi em vão. O reconhecimento veio e toda a família ficou feliz com a premiação”, afirmou seu filho, Rodolfo de Andrade.

A desembargadora Herminegilda Leite Machado, que substituiu o magistrado aposentado, salientou sentir orgulho em sucedê-lo na corte. “O senhor é um ícone para todos da primeira instância. Parabenizo a iniciativa e os colegas que foram destacados. Sei o quanto o trabalho para chegar a esse ponto é sofrido e dolorido, o que não significa que as outras unidades não passaram por isso também. Agradeço a todos que estão na luta”, comentou.

 

DSC_6884.JPG
Equipe da 3ª Vara do Trabalho de Campina Grande recebeu a premiação na Categoria Ouro

DSC_6911.JPG

Equipe da 13ª Vara do Trabalho de João Pessoa também recebeu os cumprimentos do desembargador Thiago de Andrade por ter ficado na Categoria Ouro do prêmio

DSC_6925.JPG

A equipe vencedora na Categoria Diamante foi a 11ª Vara do Trabalho de João Pessoa

 

Esforço reconhecido

O juiz auxiliar da vice-presidência, Lindinaldo Marinho, frisou o desempenho alcançado pelas unidades premiadas. “Sabemos o quanto vocês foram pacientes com as insistentes demandas trazidas pelas ações da Corregedoria ao longo do ano, mas percebemos, no período, uma grata evolução da eficiência e prestação jurisdicional das nossas unidades a partir de todo esse esforço”, salientou.

Posicionada no 98º lugar do ranking do Igest, a 3º Vara do Trabalho de Campina Grande ficou em terceiro lugar no prêmio e garantiu a categoria Ouro, específica para as unidades classificadas entre a posição 51 e 100. Após a transmissão de um vídeo relatando as principais iniciativas para alcançar o resultado, narrado pela diretora da unidade, Catarine Helena Limeira, o juiz titular Adriano Mesquita Dantas recebeu a placa. “Fico honrado de receber o prêmio em nome da equipe. Esse prêmio é dos servidores”, frisou.

A 13ª VT de João Pessoa ficou na segunda colocação, tendo alcançado o 66º lugar no índice e, consequentemente, a categoria Ouro. A juíza titular da unidade, Ana Paula Porto, destacou o trabalho da diretora Ozanete Gondim e a importância de contar com uma equipe coesa. “Trabalhar aqui é muito bom porque me sinto em família, verdadeiramente. Tenho somente gratidão e compartilho esse prêmio, fruto de trabalho realizado a várias mãos. Todos estão de parabéns”, disse.

Colocada no 31º lugar do ranking do Igest, a 11ª VT de João Pessoa ficou em primeiro lugar no prêmio e obteve a categoria Diamante. No vídeo, o diretor Luciano Guimarães relatou que o acompanhamento da Corregedoria e os relatórios extraídos do Hórus e do sistema PJe foram importantes para o resultado obtido. Por sua vez, o juiz titular, Antônio Eudes Vieira, salientou a relevância do trabalho em equipe. “Somos todos um só e unidos com um só objetivo, que é trabalhar para prestar o melhor serviço possível”, ressaltou.

 

DSC_6851.JPGO prêmio

O prêmio desembargador Edvaldo de Andrade, instituído pela Corregedoria do TRT-13, acontecerá a cada dois anos com o objetivo de premiar as Varas do Trabalho deste Regional que conseguiram se classificar entre as 100 melhores do Brasil no ranking do Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest).

Os dados de apuração válidos para o prêmio foram extraídos do relatório divulgado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) referentes ao terceiro trimestre, compreendendo o período de 1 de outubro do ano anterior a 30 de setembro do ano de concessão.

 

DSC_6830.JPGMesa solene formada durante a cerimônia de entrega do Prêmio Edvaldo de Andrade

 

 

FONTE: TRT-13