“O impacto da pandemia sobre o trabalho e os trabalhadores do Brasil”: tema será debatido por juíza do TRT-13 em seminário internacional

Juíza Mirella Cahú será palestrante no evento que acontece no período de 18/10 a 22/10, com transmissão no canal do TST no YouTube

“O impacto da pandemia sobre o trabalho e os trabalhadores do Brasil” é o tema da palestra que a juíza Mirella Darc Melo Cahú Arcoverde de Souza, substituta da 4ª Vara do Trabalho de João Pessoa, vai debater no 6º Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro, que acontece no período de 18/10 a 22/10 com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TST no You Tube.

O evento está sendo promovido pelo Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho e as inscrições para participação continuam abertas. Tem como objetivo apresentar questões relacionadas à saúde e à segurança de trabalhadores e empregados em tempos de crise, destacando a importância da prevenção das doenças ocupacionais e de acidentes no ambiente de trabalho.

Efeitos da pandemia

Sobre o tema que vai apresentar, a juíza Mirella Cahú, que é gestora do Programa na Paraíba, disse que a ruptura do trabalho presencial para o home office, fato imposto pela pandemia da Covid 19 não é normal. “É por imposição, por obrigação e por questões de saúde”. Mirella Cahú será uma das expositoras do 3º painel da conferência com o tema: “O impacto da pandemia sobre o trabalho e os trabalhadores do Brasil”.

A magistrada disse que vai mostrar os efeitos que a mudança brusca ocasionou na vida dos trabalhadores e tentar apresentar estratégias para manter o nível de saúde, mesmo quando se realiza o trabalho em home office. “Um dos grandes problemas dessa modalidade de trabalho é a dificuldade de comunicação entre as pessoas e a sensação de individualismo, que destrói o coletivo do ambiente de convívio, somando-se as obrigações decorrentes do ambiente familiar e da família”.

Certificação

O seminário é voltado para magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, procuradores e auditores fiscais do trabalho, parlamentares, professores, pesquisadores e estudantes, além de integrantes de organizações não governamentais e da sociedade em geral.

Será emitido certificado de participação aos inscritos que acompanharem o evento.

Esta é a 6ª edição do evento que acontece em Brasília (DF), porém a primeira em formato telepresencial.

Confira a programação do evento