Marcelo Carniato assume diretoria na Anamatra

O presidente da Amatra 13, Marcelo Carniato, é o novo diretor administrativo da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). A posse da nova diretoria, que tem Noemia Porto (Amatra 10 DF e TO) como nova presidente da entidade, foi realizada nesta quarta-feira, 22, em Brasília. A solenidade de posse foi prestigiada por diversas autoridades, que saudaram os novos dirigentes para a gestão que se inicia, entre elas os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), respectivamente, ministros Dias Toffoli e Brito Pereira.

Na solenidade de posse, Noemia, que sustitui Guilherme Feliciano, falou dos reflexos da Lei 13.467/2017 (reforma trabalhista) no mundo do trabalho, com a redução do número de ações judiciais, que, em sua visão, não significam, necessariamente, a existência de um mundo do trabalho, fora da discussão judiciária, mais justo e igualitário. “As demandas e disputas sociais, que compreendem os tensionamentos entre capital e trabalho, permanecem, mas não estão sendo, em sua totalidade, tratadas no âmbito institucional, justamente em face dos embaraços que foram criados por lei infraconstitucional. Além disso, há desafios imensos num cenário de rearranjos produtivos, de novas tecnologias, de extinção de diversos postos de trabalho, sem a correspondente criação de outros, tudo a gerar dúvidas sobre o futuro do trabalho. A Magistratura do Trabalho não pode ser indiferente a nada disso”, conclamou.

 

Primeira reunião

 

Na quinta-feira, houve a primeira reunião do grupo. Na reunião, discutiram-se, entre outros pontos, as composições das Comissões Permanentes da Anamatra, bem como estratégias de atuação nos assuntos prioritários para a entidade no Legislativo e na área de Prerrogativas.

Também foram abordados na reunião assuntos relativos às pastas de Eventos e Convênios, Formação e Cultura, Cidadania e Direitos Humanos, Informática, Aposentados e Comunicação Social.