Desembargadora Herminegilda Leite Machado assume a vice-presidência e corregedoria do TRT-13

A associada Herminegilda Leite Machado foi empossada nesta segunda-feira (26) como vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13), em solenidade ocorrida no Tribunal Pleno do Regional, durante a Sessão Administrativa Extraordinária, a magistrada assumiu os cargos após a aposentadoria da desembargadora associada Margarida Alves de Araújo Silva.

A presidente da Associação dos Magistrados da 13ª Região (Amatra13), juíza Nayara Queiroz, prestigiou a posse da desembargadora e representou a Amatra13 saudando a colega.

“Apresento os meus mais sinceros votos de sucesso na condução da missão de vice-presidente e corregedora do TRT-13. Função que exige serenidade para averiguar os trabalhos das unidades jurisdicionais, compreensão para entender os limites e condições pessoais de cada magistrado e magistrada, de cada servidora e servidor, nas conduções das atividades das referidas Varas do Trabalho”, disse.

A juíza concluiu sua fala afirmando a presença e disposição da associação e diretoria, para juntas (os) trabalharem em prol da Justiça do Trabalho. “Desejamos coragem para criar o novo, motivar o material humano e manter as práticas produtivas e estimulantes, na direção do bom desenvolvimento dessa instituição. A Amatra13 se coloca à disposição para o diálogo, para a colaboração no processo de criação, mantendo sempre firme na defesa das prerrogativas da magistratura e no cuidado da integridade da saúde física e mental dos seus associados”, finalizou.

Também tiveram oportunidade de pronunciamento o desembargador do TRT-13, Wolney Cordeiro, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB), Rogério Sitônio Wanderley e representando a OAB-PB, o advogado Hermano Gadelha de Sá, além da empossada.

“Assumo esses cargos com um profundo sentimento de responsabilidade e comprometimento com a nossa instituição e com os princípios republicanos que devem nortear as ações de todos os gestores públicos”, afirmou a desembargadora.

Nascida no Ceará, Herminegilda Leite Machado é bacharela em Direito pela Universidade Estadual do Ceará (1985) e mestranda em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2022). É especialista em Direito do Trabalho, Teoria Crítica em Direitos Humanos, Trabalho e Direitos Fundamentais no Século XXI, entre outras especialidades.

No âmbito do TRT da 13ª Região, já atuou na Escola Judicial como conselheira pedagógica (2019-2021), coordenadora acadêmica (2013-2014) e vice-diretora (2013-2014), e, entre as atividades administrativas, exerceu os cargos de diretora do Fórum Irineu Joffily (1993, 1994-1996 e 2000-2001), em Campina Grande, e do Fórum Maximiano Figueiredo (2003-2005), em João Pessoa, além de ter sido coordenadora da Central de Mandados de Campina Grande (1997-2001).

Na magistratura, é juíza do trabalho do TRT-13 desde 1991, tendo atuado nas seguintes unidades judiciárias: titular da Vara de Cajazeiras (1991-1993), titular da Vara de Monteiro (1993); titular da 1ª Vara do Trabalho de Campina Grande (1993-2001) e titular da 3ª Vara do Trabalho de João Pessoa (2001-2022).

Imagens: TRT-13

Ascom Amatra13

(Nadine Costa)