A Amatra13 participou virtualmente da reunião do Conselho de Representantes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). A reunião foi presidida pela presidente Luciana Conforti e pelo vice-presidente Valter Pugliesi diretamente da sede da entidade, em Brasília, com participação das Amatras em um formato híbrido.
Durante o encontro, diferentes tópicos importantes foram abordados. Destacaram-se as ações da Anamatra relacionadas à valorização da carreira da magistratura, especialmente após a aprovação de um ato normativo pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que trata da paridade entre o Ministério Público e a Magistratura.
Além disso, a direção da Anamatra também decidiu por intensificar a mobilização no Congresso Nacional, em vista da possível inclusão na pauta do relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2023, que trata da valorização do tempo de serviço na Magistratura (ATS/VTM), como foi anunciado durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por Davi Alcolumbre, senador da União Brasil-AP.
O concurso nacional da Magistratura do Trabalho, questões relacionadas ao auxílio-saúde e auxílio pré-escolar foram outros tópicos discutidos na reunião. Também foram feitas deliberações sobre a realização de eventos presenciais pela Anamatra em 2024, com a ressalva de que isso dependerá do equilíbrio financeiro da entidade. Um comunicado específico sobre esse assunto será emitido posteriormente.
Para mais detalhes sobre as decisões tomadas na reunião, a ata está disponível no Espaço do Associado, no menu Secretaria-geral, no seguinte link: https://www.anamatra.org.br/extranet
Ascom Amatra13
(Nadine Costa)