Amatra 13 e Círculo de Mulheres promovem evento online “Mulher e seu lugar de fala”

A Comissão Amatra 13 Mulheres e o Círculo de Mulheres de Campina Grande estarão promovendo neste mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, o projeto “A mulher e seu lugar de fala”. O objetivo é construir debates coletivos sobre igualdade de gênero na sociedade e temáticas afins, com o intuito de sensibilizar para o respeito às diferenças e o lugar de fala da mulher dentro das instituições sociais. Os debates começarão já no próximo dia 5, sexta-feira, das 13 às 14 horas, através de videoconferências pela plataforma Google Meet.

Clique para se inscrever para o primeiro debate: https://forms.gle/tjACrnBDiKmRdpdG7

Segundo as organizadoras do evento, “compreendendo todo o potencial criador da mulher e suas diversas potencialidades, pretendemos refletir o porquê de tantos anos de histórias de mulheres sendo silenciadas nos meios políticos, cultural, social, científico, religioso, familiar e principalmente dentro de si mesmas”.

A proposta desse projeto é debater sobre a representatividade da mulher dentro das instituições sociais, não só como trabalhadoras, mas como ser humano ocupante de espaços na empresa, na família, nos órgãos públicos ou mesmo nos lugares destinados ao ócio. Ciente da complexidade do tema e compreendendo os imbricamentos culturais e históricos que perpassam pela problemática, o projeto se propõe a discutir vários aspectos da participação feminina na sociedade.

“’A mulher e seu lugar de fala’ pretende ser um espaço libertador de expressão e de escuta acolhedora, aberto a todos que tiverem interesse em participar. As rodas de conversas acontecerão neste mês de março, todas as sextas-feiras, em comemoração ao mês da Mulher”, explicaram as organizadoras.

Temas a serem abordados

Dia 05/03, das 13 às 14 horas – “O trabalho das mulheres em tempos de pandemia”, com exposição de Elaine Bezerra, pesquisadora, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e militante da Marcha Mundial das Mulheres;

Dia 12/03, das 13 às 14 horas – “Empoderamento Feminino nas relações cotidianas”, tendo como palestrante Carolina Luz, analista de sistemas sociais, bacharela em Direito e tecnóloga em Gestão de Pessoas, com pós-graduação em Saúde Pública e Doula.

Dia 19/03, das 13 às 14 horas – “Experiência do Círculo de Mulheres CG – um convite para conscientização do empoderamento feminino a partir de debates sobre o livro ‘A ciranda das mulheres sábias’ (ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem), por Clarissa Pinkola Estés.

Dia 26/03, das 10 às 11 horas – “Política e gênero”, por Jô Oliveira, vereadora em Campina Grande, assistente Social e Mestra em Serviço Social.

GV

Foto: reprodução do site www.xapuri.info