TST recebe colaborações de setores da sociedade para definir metas de 2025

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) promoveu, nesta terça-feira (23), audiência pública sobre a definição das metas nacionais para 2025, com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT),  da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF), da  Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e da Associação  dos Servidores do Tribunal Superior do Trabalho (Astrisutra). A proposta é promover uma gestão participativa que contemple a diversidade de opiniões da sociedade sobre a  atuação do tribunal, a fim de alinhá-las ao interesse público.

Metas reais para uma sociedade melhor

Na abertura da audiência, o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ressaltou que as metas têm importância fundamental na implementação de políticas públicas na Justiça do Trabalho. “Devemos estabelecer um sistema de metas factíveis, que propicie resultados  positivos  para que possamos construir uma sociedade melhor”, afirmou.

Para o ministro Cláudio Brandão, coordenador da Comissão de Metas do TST, a audiência promove a pluralidade de participações. “A partir de diferentes visões, poderemos aprimorar nossas atribuições e fazer com que a atuação da Justiça seja sempre a mais efetiva”.

Desempenho e resultados

Durante a audiência, foram divulgados os dados do desempenho das metas nacionais de 2024 e da consulta pública nacional para as metas de 2025.

Confira os resultados.

Contribuições

Memoriais por escritos com contribuições poderão ser encaminhados até 2 de agosto para a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, pelo e-mail [email protected]

Estratégia Nacional

As metas são fixadas para os objetivos que integram o Plano Estratégico do TST 2021-2026, alinhado aos macrodesafios fixados na Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, prevista pela Resolução CNJ 325/2020.

As metas nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade mais eficiência e qualidade nos serviços. Anualmente, os resultados são analisados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte: TST