TRT sedia evento de abertura da Campanha Abril Verde na Paraíba

Evento teve a promoção do Ministério Público do Trabalho da Paraíba

A fachada do prédio sede do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) recebeu iluminação verde para marcar, durante todo este mês, a Campanha Abril Verde que tem como objetivo será divulgar os direitos relativos à Segurança e Medicina do Trabalho e sensibilizar a população para os acidentes e doenças do trabalho. Para a iluminação da fachada, o TRT recebeu o apoio da Amatra13.

O movimento Abril Verde nasceu na Paraíba e está incluído no calendário de eventos do estado, que teve a Lei nº 10.864, de autoria do deputado Anísio Maia, aprovada e depois sancionada pelo governador Ricardo Coutinho.

Na terça-feira (3), o TRT sediou a abertura da campanha para este ano, com uma palestra sobre a saúde e segurança do trabalhador no Brasil, proferida pelo médico especialista e professor de Saúde Pública, René Mendes. O evento teve a promoção do Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB).

O desembargador Thiago de Oliveira Andrade, que representou o presidente do TRT, desembargador Eduardo Sergio de Almeida, destacou um dado preocupante do número de mortes provocadas por acidentes de trabalho no Brasil.

De acordo com o desembargador, só no primeiro trimestre deste ano, 585 trabalhadores perderam a vida no Brasil e, segundo a Organização Internacional do Trabalho.

(OIT), no mundo, acontecem em torno de 2 milhões de acidentes de trabalho por ano. O Brasil ocupa a quarta colocação no número de mortes.

“Essas estatísticas só serão reduzidas quando as empresas se conscientizarem das normas que devem ser cumprida e, por outro lado, o trabalhador precisa entender que a vida dele é que está em jogo. Essas campanhas são importantes por este motivo”, ressaltou o magistrado.

Outros dados preocupantes

Segundo dados apresentados pelo Ministério Púbico da Paraíba, a cada três horas, morre um trabalhador vítima de acidente de trabalho no Brasil e, a cada dia, seis trabalhadores, na paraíba são afastados das suas funções por causa de acidentes e doenças laborais.

“Diante desses números alarmantes de acidentes de trabalho e mortes em decorrências desses acidentes, existe uma necessidade urgente em ampliar os movimentos pela prevenção da vida e tentar reduzir essas estatísticas. O verde que já ilumina vários prédios públicos é uma homenagem a essas vítimas e alerta para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”, disse o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da Paraíba, Carlos Eduardo de Azevedo Lima. Participaram do evento pelo MPT, as procuradoras Marcela Asfora e Milena Alencar.

A solenidade teve a presença de representantes de várias entidades profissionais e de representantes de trabalhadores, além de estudantes UFPB e de universidades particulares do curso de Segurança no Trabalho.

O desembargador Thiago de Oliveira Andrade e o palestrante René Mendes receberam do Ministério Público do Trabalho uma peça de artesanato com as Normas Regulamentadoras (NR), relativas à segurança e medicina do trabalho, transformadas em cordel, em um trabalho escrito pelo poeta Rui Vieira.

TRT13