Pesquisa para elaboração de Metas do Poder Judiciário para 2022 está aberta

“Está iniciada a gestão participativa!”. É o que garante o assessor de Gestão Estratégica do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Max Frederico Guedes Pereira, se referindo a liberação, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da pesquisa para elaboração das Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2022.

A pesquisa pode ser respondida até o dia 31 de julho por empregados e empregadores, advogados e integrantes do Ministério Público. O objetivo é cumprir os objetivos definidos na Estratégia Nacional de 2021 a 2026. Para isso, a Justiça do Trabalho deseja saber a opinião de quem utiliza os serviços oferecidos sobre os temas que devem ser priorizados no período.

Segundo Max Guedes Pereira, as Metas Nacionais são os indicadores dos Planejamentos Estratégicos dos Tribunais, por isso “é de extrema importância a participação do público externo na definição dessas metas do CNJ, que consequentemente impactam nos tribunais, porque são os indicadores dos seus planejamentos estratégicos”.

 A contribuição é essencial no direcionamento de esforços para a melhoria dos serviços judiciais. Para participar, acesse a Pesquisa de Metas Nacionais.

Pesquisa unificada

Esta é a primeira vez que a Justiça do Trabalho fará, de forma unificada, a coleta da opinião dos usuários sobre as metas anuais, o que simplifica a consulta, a análise e a avaliação das respostas.

Os resultados serão divulgados em agosto, na reunião preparatória do XV Encontro Nacional do Poder Judiciário e incorporados ao Plano Estratégico da Justiça do Trabalho, aprovado pela Resolução CSJT n. 290 de 20 maio de 2021.

Metas Nacionais

As metas nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais para aprimorar o desempenho da Justiça. Um dos objetivos é entregar à sociedade a prestação jurisdicional mais ágil, efetiva e de qualidade. As metas foram criadas em 2009 e resultaram de acordo firmado pelos presidentes dos tribunais para o aperfeiçoamento da Justiça.

Desde então, diversos desafios entraram na pauta das metas nacionais, como o aumento da produtividade judicial, a adoção de soluções consensuais de conflitos, a busca pela razoável duração dos litígios judiciais, a celeridade processual, entre outros.

Resolução do CNJ

A Resolução CNJ 325/2020 instituiu a Estratégia Nacional 2021-2026, após construção democrática e participativa da rede de governança do Poder Judiciário. Assim, foram estabelecidos novos macrodesafios para todo Judiciário brasileiro. Com esse novo ciclo de planejamento, fortalece-se o processo de formulação participativa de metas, com a possibilidade de envolvimento de diversos colaboradores na sua elaboração.

Abaixo, o link:

“Pesquisa de Metas Nacionais – Processos Participativos”.

FONTE: TRT 13