Palestras em comemoração ao Abril Verde foram realizadas no Auditório do Fórum Maximiano Figueiredo

O evento, apoiado pelo Programa Trabalho Seguro na Paraíba e pelo Programa MoviMente do TRT-13, e organizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), aconteceu no último dia 5, no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo e teve como palestrantes o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alberto Balazeiro, o Desembargador do TRT-6 (PE), Sérgio Torres, e a médica perita e advogada, Daniela Nobre.

Na sua primeira apresentação, intitulada “A importância das práticas de segurança e higiene no ambiente de trabalho para as relações laborais”, o Ministro do TST, Alberto Balazeiro, compartilhou estatísticas alarmantes sobre os acidentes de trabalho e discutiu o papel do Programa Trabalho Seguro (PTS), do qual é o coordenador nacional.

Por sua vez, o Desembargador do TRT-6 (PE), Sérgio Torres, abordou um tema que suscita intenso debate e reflexão: “O papel das novas tecnologias no âmbito da segurança ocupacional”. Enquanto isso, a médica perita e advogada, Daniela Nobre, tratou de um assunto relevante e frequente em nossa sociedade, enfocando a saúde mental dos trabalhadores e como isso repercute não apenas na capacidade produtiva, mas também no seu bem-estar geral.

Ainda, a vice – procuradora – chefe do MPT-PB ressaltou a situação da segurança e saúde do trabalho no estado. “Vida ceifadas, pais e mães que saem para trabalhar e não voltam para casa, não voltam para o seio de sua família. Filhos que partem sem se despedir dos seus pais e mães. Famílias dilaceradas pelo infortúnio. Lamenta-se tudo isso porque se sabe que muitas dessas vidas poderiam ter sido preservadas se medidas de proteção tivessem sido adotadas, políticas públicas fossem implementadas e se todos, sem exceção, cumprissem as normas de saúde e segurança do trabalho”, disse.

Estiveram prestigiando o evento a presidente da Amatra13, juíza Nayara Queiroz e a juíza Maria das Dores Alves, vice-presidente da associação.

Ascom Amatra13

(Nadine Costa)