Magistrada Rita Leite Rolim tem posse ratificada como desembargadora do TRT-13

Na manhã desta quarta-feira (24), a magistrada Rita Leite Brito Rolim, associada da Amatra-13, tomou posse como a mais nova desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), ocupando a vaga do desembargador Carlos Coelho de Miranda Freire. A solenidade aconteceu na sala de sessões do Tribunal Pleno.

Com a nomeação, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 11 de maio de 2023, o TRT-13 tem pela primeira vez em sua composição três mulheres como desembargadoras. A magistrada estará ao lado de Herminegilda Leite Machado e Margarida Alves de Araújo Silva.

A nova desembargadora destacou o trabalho que vem sendo realizado pelas (os) colegas e o orgulho de fazer parte do colegiado. “É com muita honra que passo a compor esse colegiado na companhia de eminentes desembargadores e desembargadoras, que construíram um legado de atuação incansável na busca da efetivação do direito e que muito dignifica a justiça do trabalho. Tenho muito orgulho de integrar essa justiça especializada, a quem a constituição federal delegou a missão de pacificar os conflitos que envolvem as relações de capital e trabalho”, frisou.

Representando a Amatra-13, a juíza Larissa Albuquerque, diretora secretária da associação, parabenizou a posse da desembargadora e ressaltou a atuação das mulheres na justiça do trabalho. “A nobre colega tem uma trajetória de competência, comprometimento e muita efetividade na carreira da magistratura. O corpo de desembargadores tem muito a se engrandecer com a participação da juíza Rita Leite nas decisões de ação originárias e recursais desta corte. Três grandes mulheres farão parte do quantitativo de desembargadoras. Uma caminhada nada fácil quando somados todos os percalços próprios de um sistema sócio, político, cultural formatado e dificultado para o trânsito feminino”, disse.

 

Bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal da Paraíba, Rita Leite teve sua trajetória profissional majoritariamente no âmbito da Justiça do Trabalho da Paraíba, começando como juíza substituta em Varas do Trabalho de João Pessoa. Também fez uma breve passagem pela Vara do Trabalho de Mamanguape, até assumir como juíza titular da 6ª Vara do Trabalho de João Pessoa. Ela também foi diretora do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, e integrante do Comitê de Assédio Moral do Regional.

Ascom Amatra13

(Cibelly Correia)