Com mais de 400 processos conciliados, TRT da Paraíba se destaca na 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

A 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista chegou ao fim na última sexta-feira (30/05) com resultados expressivos em todo o país e na Paraíba não foi diferente. O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13) teve papel de destaque nacional ao registrar mais de 400 processos conciliados e mais de 6,6 mil pessoas atendidas ao longo da semana, conforme dados atualizados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Sob o lema “Menos Conflitos, Mais Futuros”, a campanha reforçou a importância de soluções consensuais no ambiente trabalhista e mobilizou magistrados, servidores, advogados e partes interessadas em busca de acordos que devolvessem celeridade e efetividade à Justiça.

O que é a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista?

Criada em 2015 pelo CSJT, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista reúne os 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país em um esforço concentrado para realização de audiências conciliatórias. Durante uma semana, processos em andamento ou até mesmo conflitos ainda não judicializados ganham prioridade em busca de uma resolução amigável, rápida e segura.

A iniciativa não apenas desafoga o Judiciário, mas também promove um ambiente de pacificação e confiança entre empregados e empregadores.

Balanço Nacional

De acordo com dados parciais do CSJT, a edição 2025 superou novamente a casa do bilhão em movimentações financeiras. Os tribunais do trabalho em todo o Brasil realizaram milhares de audiências, com centenas de milhares de pessoas atendidas. Ainda que os dados definitivos estejam em consolidação, os números já revelam o sucesso da mobilização.

Paraíba entre os destaques

Na 13ª Região, os resultados refletem a eficiência do TRT da Paraíba em organizar uma força-tarefa que engajou juízes, servidores e conciliadores de todas as unidades. As mais de 6.600 pessoas atendidas representam trabalhadores que buscaram soluções para demandas relacionadas a salários, verbas rescisórias, horas extras, entre outros temas.

Já os mais de 400 processos conciliados significam, na prática, uma redução direta na carga de trabalho do Judiciário e o fortalecimento da cultura do diálogo no estado.

Se faz necessário reconhecer publicamente o empenho dos juízes e juízas da Paraíba durante a 9ª edição da Semana. De forma técnica, ética e comprometida, os magistrados conseguiram transformar disputas em acordos, reafirmando a importância da conciliação como instrumento democrático e eficiente de justiça.

Conciliação: um direito de todos

A Semana chega ao fim, mas a política de conciliação permanece como prioridade institucional. O TRT-13 mantém abertos durante o ano todo os canais de agendamento para audiências nos Cejuscs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos), onde é possível resolver conflitos de forma rápida e com apoio técnico.

 

Por: B2B COMUNICAÇÃO INTEGRADA