Anamatra assume coordenação da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público

Grupo que representa mais de 40 mil juízes e membros do MP será conduzido pelo juiz Guilherme Feliciano

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) assume, a partir dessa quarta (29/8), a coordenação da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas). A Frentas, que representa cerca de 40 mil juízes e membros do Ministério Público em todo o Brasil, será conduzido, nos próximos seis meses, pelo juiz do Trabalho Guilherme Feliciano.

Ao passar a coordenação do grupo para o magistrado, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho, fez uma reflexão sobre a importância da união das entidades integrantes das Frentas nas discussões perante o Supremo, o Legislativo e a sociedade. “Fomos percebendo e construindo essa unidade, ao reconhecermos a importância do trabalho unificado. As Magistraturas brasileiras hoje têm uma identidade, que é a Frentas. Nós somos a face dos nossos 40 mil associados”, ressaltou.

Em sua primeira intervenção como coordenador da Frentas, Guilherme Feliciano comprometeu-se com uma coordenação firme, coerente e transparente. “O meu compromisso é o de tentar ser o mais dialógico e transparente possível. O mais importante é agirmos em uníssono. A Frentas só faz sentido nesse contexto. Há muito mais naquilo que nos une do que no que nos divide”, disse.

Feliciano foi saudado pelos diversos dirigentes presentes, que também reconheceram o trabalho desenvolvido pela ANPR nos últimos meses.

Reunião – Após a cerimônia de passagem da coordenação, a Frentas reuniu-se para deliberar a atuação, neste semestre, em temas como o reajuste de subsídio de ministro do STF, a desvinculação do funcionalismo em relação ao teto constitucional, entre outros. Os dirigentes também iniciaram a discussão em torno da possibilidade da realização de um Simpósio Nacional da Frentas para o Sistema de Justiça.

Participantes – Além do presidente da Anamatra, estiveram presentes a vice-presidente da entidade, Noemia Porto, o diretor de Assuntos Legislativos, Paulo Boal, o diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Luiz Colussi, os membros da Comissão Legislativa Hérika Cecatt, Felipe Calvet e Luiz Antonio Bernardo. Participaram também, pelas Amatras, a presidente da Amatra 5 (BA), Angélica de Mello, a diretora de Prerrogativas da Amatra 5, Cecília Magalhães, e a presidente da Amatra 10 (DF e TO), Rosarita Caron.

O evento reuniu dirigentes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação dos Magistrados do DF e Territórios, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Militar (ANMPM).

ANAMATRA