O mês de março é significativo no calendário da Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região por marcar o início de sua trajetória, visto que no dia 10 de março de 1986 o Estatuto da associação fora aprovado, fixando assim sua fundação, que em 2023 foi celebrada em evento idealizado pela atual gestão, com o objetivo de relembrar a história e comemorar as mais de três décadas de vida da Amatra13.
Com homenagem às mulheres, fazendo referência ao dia 8 de março, além de falas de associadas (os) e uma simbólica passagem no decorrer dos anos da associação, a festa ocorreu com integração entre as (os) magistradas (os) e música, para alegrar ainda mais a ocasião, contando com participações dos talentos da Amatra13.
Solenidade
A juíza Nayara Queiroz, presidente da associação, iniciou sua fala expressando a alegria de estar com as (os) colegas e também dividiu a motivação de realizar um evento para celebrar os 37 anos da Amatra. “A ideia de fazer esse evento surgiu a partir da proposta de elaboração de um plano de trabalho para a instituição durante a gestão 2022-2024. Ao ser indagada a data em que foi criada a instituição, como e quem a constituiu, eu compreendi que apesar de 23 anos associada à Amatra13 não conhecia a sua história. Então a diretoria decidiu por registrar essa data, levantar a história e honrar a ancestralidade.”
Ainda, referiu-se ao evento como uma oportunidade de homenagear as mulheres neste mês de março, dizendo que “hoje homenageamos as mulheres magistradas ou não, mãe ou não, mulheres guerreiras, combativas, enfrentantes dos maiores desafios e sendo felizes”, enfatizou.
Prosseguindo com a solenidade, a juíza Poliana de Sá, atual diretora da Escola Superior da Magistratura Trabalhista da Paraíba, anunciou a retomada dos cursos da Esmat13 com o projeto Aulas Prime. “É um projeto inovador e está sendo preparada uma plataforma especial de aulas. Serão abordados temas de maior complexidade para além da preparação de concursos”, destacou. Simultaneamente à fala da diretora, esteve em exibição um vídeo das aulas gravadas até o momento com as (os) docentes da escola.
Para fazer uma homenagem à instituição foi convidado o desembargador Francisco de Assis que parabenizou a atual gestão da Amatra13 e dividiu com as (os) colegas o início e o percurso da sua participação como pertencente ao corpo associativo. Fazendo um resgate histórico de momentos de adversidades e êxito enquanto magistrado e associado. No ensejo, o desembargador saudou às mulheres enfatizando que “ainda não é o ideal, mas as mulheres estão conquistando os lugares merecidos”. E citou nominalmente mulheres em posição de destaque no âmbito do poder judiciário.
Posteriormente, a presidente Nayara Queiroz conduziu um sorteio dedicado às associadas em referência ao dia internacional das mulheres, realizando assim o encerramento do momento solene da festividade.
Talentos da Amatra13
Além da banda presente no evento, as associadas e associados puderam prestigiar colegas que aceitaram o convite da diretoria, para compartilharem suas qualidades artísticas. O juiz Alexandre Roque trouxe no repertório músicas da banda Legião Urbana, que acompanhado pela banda RecWave, soltou a voz e abrilhantou os 37 anos da associação.
Os juízes George Falcão e Luiz Jackson também participaram da apresentação dos talentos da Amatra, aplaudidos por uma plateia que cantou junto a cada sucesso trazido pelos colegas.
37 anos de história
Especialmente para comemorar o aniversário da Amatra, a atual gestão fez uma busca briosa entre os arquivos fotográficos da instituição, com o intuito de, principalmente, revisitar o passado mediante as gestões anteriores e enaltecer ex-presidentes e acontecimentos marcantes de cada biênio predecessor.
Os registros em fotos fizeram parte de um vídeo exibido em telão digital após a solenidade e até o final do evento. Nesse memorial digital, consta desde a primeira gestão, presidida pelo magistrado Ruy Eloy, até a atual, presidida pela juíza Nayara Queiroz.
O vídeo também pode ser acessado no canal do Youtube da Amatra13.
Memorial Digital – 37 anos da Amatra13.
Vida longa à Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região
Como é tradição em todo aniversário, não poderia faltar o bolo para completar a celebração dos 37 anos. Associadas e associados reuniram-se em torno da mesa principal e cantaram parabéns para a Amatra13, festejando a trajetória e história da qual todas e todos fazem parte.
Ascom Amatra13
(Nadine Costa)