Juízes aposentados são homenageados pela Amatra 13

Na última sexta-feira, dia 10, o Diretor de Aposentados Juiz José Marcos da Silveira Farias e o ex-presidente da entidade, Desembargador Rui Eloy, por dois mandatos (1986-1988 e 1996-1998), receberam homenagem do seus pares em assembleia ocorrida na sede da Associação.

A entrega das placas comemorativas ocorreu por ocasião da reforma estatutária realizada em assembleia geral, pela qual ficou estabelecido que as diretorias de Cidadania e Direitos Humanos e de Aposentados passaram a integrar a Diretoria Executiva da Amatra 13. A partir de agora, os titulares dessas pastas terão direito a voto nas reuniões da diretoria e passarão a ter mais influência nos destinos da entidade.

Segundo o presidente da Amatra 13, juiz André Cavalcanti, a mudança do estatuto decorreu do reconhecimento da importância dessas temáticas na vida da Associação, sobretudo na vida dos magistrados, especialmente os aposentados, que possuem especificidades e necessidades decorrentes da inatividade.

Quanto à homenagem, o presidente salientou que o seus destinatários sempre prestaram os mais relevantes serviços à Associação, frisando ter sido fundamental o trabalho do desembargador Rui Eloy, na sua fundação, superando todas as adversidades naturais do seu surgimento. Ainda segundo ele, Eloy foi um dos mais fortes defensores da Justiça do Trabalho, nos idos dos anos 90, quando houve forte tentativa no Congresso Nacional de extingui-la.

Quanto a José Marcos Farias, André Cavalcanti lembrou dos mais variados serviços por ele prestados, tanto na condição de diretor de informática, como de diretor de aposentados e também advogado da Associação.

O desembargador Rui Eloy, emocionado, lembrou dificuldades surgidas no momento da criação da Associação, quando havia apenas treze associados, e agradeceu a homenagem do seus pares.

José Marcos Farias, por sua vez, disse que a Amatra 13 fazia parte da sua vida, a qual dedicou longos anos de colaboração, de modo que o reconhecimento que ora lhe era prestado lhe deixava profundamente tocado.

Na oportunidade, também fez uso da palavra a desembargadora Ana Maria Madruga, ex-presidente da Associação (1996) e do TRT da 13ª Região, tendo ela enaltecido a iniciativa da Associação, dizendo ser um ato de muita justiça e que vinha em boa hora, pois os dois homenageados eram magistrados que dedicaram toda a sua vida à magistratura e à causa associativa.

Estiveram ainda presentes à solenidade a ex- presidente da Associação (2002-2004), juíza Hermenegilda Leite Machado, a desembargadora e ex-presidente do Tribunal Ana Clara Maroja, além de outros membros da diretoria e diversos associados.

GALERIA DE FOTOS:

AMATRA13