A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nesta segunda (11/11), reunião mensal da Diretoria e do Conselho Fiscal. O encontro, sob a condução da presidente da Associação, Luciana Conforti, ocorreu na sede da entidade, com a presença de diversos dirigentes e também participações telepresenciais.
A reunião foi marcada pela visita do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Bastos Balazeiro. A presidente Luciana Conforti, o vice-presidente Valter Pugliesi, o diretor de Comunicação, Guilherme Ludwig, e o ex-presidente da Anamatra Luiz Colussi também agradeceram pela vinda do ministro, enfatizando a capacidade de interlocução com a Anamatra e o excelente trabalho que realiza no TST, na coordenação do programa Trabalho Seguro e relatoria dos Acórdãos.
O ministro, que é associado da Anamatra e da Amatra 5 (BA), lamentou a sua ausência na sessão realizada em celebração aos 48 anos da Associação Nacional, em razão de compromissos institucionais, e ressaltou a importância da entidade, se colocando à disposição para as lutas comuns. “Para mim, é uma honra ser filiado à Anamatra. Estou sempre à disposição para contribuir com a Associação e com a luta associativa, que é extremamente relevante. Eu não poderia deixar de comparecer numa data tão simbólica, para felicitar os colegas que fazem tanto em prol da nossa carreira”.
Pauta deliberativa
Quanto à pauta da reunião, destacou-se a atualização de temas relativos à valorização da Justiça do Trabalho, notadamente quanto à pauta remuneratória das juízas e juízes da ativa e aposentadas(os), com a construção de estratégias de atuação, tanto nos tribunais e conselhos, como no Parlamento, para garantir a paridade remuneratória. Nesta temática, foram feitos relatos sobre as últimas reuniões das comissões voltadas aos assuntos de interesse das magistradas e magistrados aposentados.
A reunião também debateu diversas pautas relativas à Diretoria de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos e, visando a aprimorar a atuação da Anamatra nesta seara, foi constituída uma comissão para estudar alterações no regulamento de prerrogativas da entidade.
Eventos e formação
Nas áreas de Eventos e de Formação e Cultura, destaque para a definição da data de realização da próxima edição dos Jogos Nacionais da Anamatra, que acontecerá em Salvador (BA), de 24 a 28 de outubro de 2025. Também foram feitos informes sobre o curso ‘Jurisdição extraordinária e recursos no TST’, que começa nesta quarta (13), e atualizações sobre o 17º Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), além da cerimônia de entrega do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, que será realizada dia 4 de dezembro de 2024.
Outros assuntos
Também compôs a pauta da reunião a avaliação da sessão especial em homenagem aos 48 anos e do Seminário em Comemoração aos 20 anos da EC 45/2004. A Diretoria também discutiu aprimoramentos no regulamento da Mútua Anamatra, e foram analisados dados referentes às finanças da Associação e acerca das filiações e refiliações.
O detalhamento das deliberações da reunião será divulgado na ata a ser disponibilizada no Espaço do Associado, no menu Secretaria-geral.
Fonte: Anamatra