Obra do escritor Francisco de Assis Barbosa Junior, lançada em João Pessoa, conecta as gerações ao transportar um adolescente de 2021 para o universo analógico dos anos 80.
JOÃO PESSOA, PB – A trajetória profissional e literária do juiz Francisco de Assis Barbosa Junior é marcada pela conciliação entre o rigor da lei e a liberdade da criação artística. Magistrado titular da 13ª Vara do Trabalho de João Pessoa (Amatra-13), o jurista acumula uma carreira dedicada à aplicação do Direito, com foco em tornar os processos e decisões mais acessíveis aos cidadãos.
Sua carreira como magistrado é consolidada e conhecida no meio jurídico paraibano. No entanto, paralelamente à atuação na jurisdição trabalhista, Francisco desenvolve uma produção literária intensa e diversa, assinando obras que transitam entre o romance, a poesia e a literatura infantil, sempre com uma forte identidade nordestina.
Foi dessa vocação dupla que nasceu seu mais recente trabalho, o romance “Efeito 88”, lançado no último dia 17 de outubro na Livraria do Luiz, no Mag Shopping, em João Pessoa. A obra, publicada sob o selo da editora independente Banm, mergulha no gênero da ficção científica para explorar as diferenças geracionais entre o mundo analógico dos anos 80 e a realidade digital de hoje.

A trama acompanha Luiz, um adolescente que, em um dia comum de 2021, acorda inexplicavelmente no ano de 1988. O mundo à sua volta é ao mesmo tempo familiar e estranho: sua casa, sua escola e suas relações são as mesmas, mas agora integradas a uma realidade temporal que ele nunca viveu. “Sua casa e seu colégio são os mesmos, mas com características do passado. Seus amigos e sua família estão lá, agora perfeitamente integrados a um tempo que ele nunca viveu… ou será que viveu?”, instiga a sinopse do livro.
O autor explica que a motivação para o livro surgiu em casa, ao tentar explicar ao seu filho adolescente, que tem a mesma idade que ele tinha em 1988, como era o cotidiano antes da internet. “Quis fazer esse recorte entre o digital e o analógico, mostrando como eram as relações, o colégio, o material didático e até os relacionamentos em uma era sem celulares ou redes sociais”, comenta Francisco. A narrativa é pontuada por 60 canções que tocavam nas rádios da época, fruto de uma detalhada pesquisa que busca imergir o leitor na atmosfera cultural da década.
Sobre o Autor
Francisco de Assis Barbosa Junior é um jurista, escritor e poeta pernambucano, radicado em Campina Grande desde meados da década de 1980. Sua trajetória literária é marcada pela forma natural com que une o rigor técnico do Direito às nuances da criação literária. Sua obra possui forte identidade nordestina e abrange romances, poesias, haikais e literatura infantil.

Onde Encontrar
O livro “Efeito 88” está disponível para venda na Livraria do Luiz, em João Pessoa, no Cata-Livros, no Centro de Campina Grande, e também na plataforma online Amazon.
Por B2B Comunicação Integrada
