Corrida aconteceu no último domingo (26), carregando a bandeira contra o trabalho infantil e a exploração de crianças e adolescentes.
Promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13) e a Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra-13), a segunda edição da corrida “10 Milhas do Trabalho” movimentou um mar de pessoas. Distribuídos em 5 KM, 10 KM e 16 KM, os corredores formaram uma onda verde na Orla de João Pessoa (PB), carregando no peito a mensagem: Combate ao trabalho infantil.
Herminegilda Machado, presidente do TRT-13, ao lado de Marcelo Carniato, presidente da Amatra-13.
De acordo com o presidente da Amatra-13, Marcelo Carniato, a programação é uma potencial estratégia de mobilização social: “Justamente no mês em que se celebram as crianças, a corrida traz essa reflexão, seja para quem corre ou quem passa e vê a corrida passar. Esse também é o nosso papel enquanto TRT-13, erguer essa bandeira e firmar a missão de sanar o trabalho infantil no Brasil junto à toda a sociedade”.
Por meio de elementos gráficos e visuais com mensagens sobre os direitos da criança e do adolescente, a corrida 10 Milhas do Trabalho chegou até o profissional de educação física Wellington Martins. “Vi no logo (a frase) ‘Combate ao trabalho infantil’, e isso me chamou atenção porque é comum ver crianças trabalhando na rua, vendendo bala no trânsito…”, contou o educador após conquistar o 1º lugar na categoria geral masculino 5KM.
“Planejar todos os componentes da sociedade voltados para esse combate, é a premissa de um estado civilizado, e nós, da Justiça do Trabalho, temos essa missão bem importante durante essas décadas”, afirmou o presidente da Amatra-13 ao lembrar da celebração dos 40 anos do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba. Fundado há quatro décadas, o TRT-13 atua na defesa dos direitos trabalhistas e na promoção da cidadania, ganhando destaque nacionalmente pelos seus projetos sociais e sustentabilidade ambiental.
Por Julia Batista, da B2B Comunicação


