Celebrado em 8 de dezembro, o Dia da Justiça, a Amatra-13 reconhece o papel fundamental do Poder Judiciário na construção de uma sociedade democrática, no equilíbrio entre instituições e na garantia dos direitos fundamentais. A data homenageia magistrados, servidores, operadores do direito e todos aqueles que dedicam suas carreiras direta ou indiretamente à aplicação das leis e à proteção da cidadania.
Diariamente, o Judiciário brasileiro atua como guardião da legalidade, mediador de conflitos e preservador dos direitos fundamentais. Organizado em diferentes ramos — Federal, Estadual, Eleitoral, Militar e do Trabalho — o sistema de Justiça cumpre uma missão essencial: assegurar que cada cidadã e cidadão encontre na Justiça um espaço de acolhimento institucional, proteção de direitos e pacificação social.
Nesse contexto, o Presidente da Amatra-13, Marcelo Rodrigo Carniato, em entrevista a este espaço, destaca o significado da data como sendo uma oportunidade de reconhecimento e valorização de todos que colaboram para a aplicação das leis de maneira justa e igualitária. “O Dia da Justiça tem como objetivo homenagear todos os integrantes do Poder Judiciário — servidores, magistrados — que diuturnamente trabalham para assegurar a concretização do acesso à Justiça dos cidadãos e cidadãs brasileiras em todas as esferas do Judiciário, seja Cível, Penal, Trabalhista, Justiça Comum, Estadual, Federal. Então todas as pessoas envolvidas nesse processo, que compõem o Judiciário, são homenageadas nesse dia.”

Juíz Marcelo Rodrigo Carniato
Em um cenário de constantes transformações sociais, políticas e tecnológicas, o Poder Judiciário vem fortalecendo sua atuação por meio da modernização institucional, uso da inteligência artificial, da digitalização de processos, da ampliação das audiências telepresenciais e de políticas públicas que reforçam o acesso à Justiça. Contudo, mesmo diante dessas inovações, permanece evidente que a força do Judiciário está nas pessoas que o constroem: magistradas, magistrados, servidoras e servidores que atuam com responsabilidade pública e sensibilidade social.
A Justiça do Trabalho, em especial, sendo um braço forte da Justiça, se posiciona diariamente demonstrando sua importância como instrumento de proteção social, garantindo equilíbrio nas relações laborais, combatendo irregularidades e assegurando dignidade no mundo do trabalho. Sua missão técnica e humanizada é essencial para a estabilidade das relações econômicas e para a defesa dos direitos fundamentais.
A Amatra-13 por meio de seus associados têm contribuído de maneira significativa para o fortalecimento da Justiça do Trabalho ao atuar em ações diretas em prol do bem comum e, principalmente, contribuindo para a excelência da Justiça por meio da promoção de formação continuada, diálogo institucional e iniciativas que aproximam o Judiciário da sociedade. A entidade também atua na defesa das prerrogativas da magistratura trabalhista e no incentivo à pesquisa, ao debate jurídico e à valorização de seus associados.
Este Dia da Justiça não é apenas uma celebração — é um chamado ao propósito que une todos que atuam no sistema de Justiça: servir ao interesse público, proteger direitos e promover, com ética e excelência, a pacificação social.
Mensagem aos associados
A Amatra-13 registra, neste Dia da Justiça, sua homenagem a todas as magistradas, magistrados, servidoras, servidores e profissionais que sustentam com excelência o trabalho jurisdicional. Aos nossos associados, expressamos profundo respeito e gratidão pela dedicação diária, pelo compromisso ético e pela firmeza com que defendem a Justiça do Trabalho e os valores que ela representa. Que esta data renove o sentido do nosso propósito e a certeza de que o nosso trabalho faz diferença na vida das pessoas.

