Anamatra realiza reunião do Conselho de Representantes nesta quarta-feira (19.11)

Reunião online com participantes

A Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nesta quarta (19/11), reunião do Conselho de Representantes, em formato híbrido, com a participação de dirigentes na sede da entidade, em Brasília, e por via telepresencial.

A reunião, responsável por deliberar sobre pautas institucionais, definir estratégias nacionais e fortalecer a articulação entre as regiões, contou com a presença do presidente Marcelo Carniato, da Amatra-13. Cada Amatra participa ativamente, levando suas demandas, votando decisões e contribuindo com a construção coletiva da atuação da Anamatra no cenário jurídico, político e social do país.

Entre os assuntos debatidos, sob a condução do presidente da Anamatra, Valter Pugliesi, estiveram o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ) que vai acontecer nos dias 1 e 2 de dezembro em Florianópolis/SC, a reforma administrativa, a criação de uma frente parlamentar para discutir os impactos da pejotização nos direitos sociais e trabalhistas, a participação da Anamatra na COP30, a comemoração dos 21 anos do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) e o Encontro Nacional do TJC, a prestação de contas dos Jogos Nacionais da Anamatra e o calendário de reuniões do semestre 2026.

Reunião online com participantes
Imagem da reunião online



Um dos destaques da pauta foram os relatos sobre a participação da Anamatra na na 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A associação foi representada no evento pela diretora de Cidadania e Direitos Humanos, juíza Roberta Santos, que participou, no dia 17/11, do painel “Adaptação aos efeitos das mudanças climáticas no meio ambiente do trabalho: as diretrizes de atuação do MPT”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho.

A Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) integra a delegação brasileira na COP30 como representante da sociedade civil. A entidade participa das atividades na Zona Azul (Blue Zone), espaço que concentra as negociações oficiais, a Cúpula de Líderes e os pavilhões nacionais. O evento reúne delegações de 194 países, além da União Europeia.

Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)

A reunião também debateu a comemoração dos 21 anos do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania e o 18º Encontro Nacional do TJC que ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro de 2025 em São Paulo. O evento que acontecerá presencialmente no auditório da EJUD2 abordará o tema “Sustentabilidade e Trabalho Decente”.

O programa é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) criado em 2004 para levar noções básicas de direitos fundamentais e cidadania a estudantes do ensino público.


Por B2B Comunicação Integrada