Seminário nacional debate igualdade de gênero no Judiciário

Magistradas do Trabalho de todo o país participaram em Brasília, dias 1 e 2 de abril, do III Seminário “Mulheres no sistema de Justiça: Trajetórias e Desafios”, no auditório do Conselho da Justiça Federal. A juíza Nayara Queiroz participou do evento representando a Amatra 13, da qual é vice-presidente.

Segundo ela explicou, o evento trouxe reflexões sobre o “lugar de fala” da mulher dentro do sistema de Justiça” e permite a abertura para a construção de políticas públicas para a inclusão da mulher no Poder Judiciário e um planejamento para construir um modelo de gestão para garantir a igualdade de gênero”.

Para Nayara, o seminário foi muito proveitoso. “Excelente! Precisamos ampliar esse movimento que orienta para a igualdade de gênero”, defendeu.

O evento foi realizado em parceria pela Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Teve como objetivo fortalecer a rede de lideranças femininas no Sistema de justiça e o aprofundamento teórico em questões de gênero e esteve aberto não apenas às magistradas, mas também às advogadas, membros do Ministério Público e especialistas, para o debate de temas relacionados com a igualdade e representatividade de gênero e raça no Sistema de Justiça, além da divulgação de pesquisas e discussões atuais sobre a igualdade no Poder Judiciário.

Anamatra Mulheres – A iniciativa da Anamatra com o Seminário é resultado do trabalho da Comissão Anamatra Mulheres, constituída por deliberação da Assembleia Geral do 19º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat). Um dos objetivos da Comissão é realizar uma pesquisa científica para avaliar a influência da questão de gênero em promoções para juízes titulares, desembargadores e também na ocupação dos cargos de administração dos tribunais.

A entidade também integra, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), grupo de trabalho criado para elaboração de estudos, análise de cenários, eventos de capacitação e diálogo com os tribunais sobre o cumprimento da Resolução CNJ 255/2018. O ato normativo instituiu a política nacional de incentivo à participação institucional feminina no Poder Judiciário.

Ascom Amatra 13 com Ascom Anamatra