Jornalista paraibano recebe prêmio de concurso da Anamatra

O jornalista paraibano Hebert Araújo mereceu Menção Honrosa no Prêmio Anamatra de Jornalismo 2020, concorrendo com profissionais de todo o Brasil. Ele é o autor da série de reportagens “Não deixe ela tocar em lápis e papel”, veiculada pela Rádio CBN João Pessoa, em março deste ano.

As reportagens contam a história de Josineide Barbosa. Apaixonada pela leitura e pelos estudos, ela foi proibida de ir à escola ainda criança e entregue ao trabalho infantil. A falta de perspectivas a levou a um casamento precoce e diversas dificuldades. Mas ela não permitiu que os filhos seguissem o mesmo caminho. Os incentivos de Josineide fizeram com que eles começassem a se destacar na escola. Depois foram eles que convenceram a mãe a voltar aos estudos. Josineide se tornou professora e psicopedagoga. Hoje ela tem uma filha que também é professora e um filho que é médico e oficial do Corpo de Bombeiros.

Hebert Araújo nasceu em Guarabira. Jornalista graduado pela UFPB,  tem especialização em Jornalismo Cultural dela FIP e é Mestre em Jornalismo pela UFPB. A primeira experiência no rádio foi com 10 anos de idade, quando apresentou durante dois anos um programa infantil na Rádio Cultura de Guarabira. Depois da graduado passou a atuar em rádio e TV em 2006. Desde 2012 é repórter da Rádio CBN João Pessoa e da TV Cabo Branco. Nesse período ganhou mais de vinte prêmios de jornalismo, entre eles os prêmios nacionais Vladimir Herzog, CNI, BNB, Abecip e Anamatra. Também foi vencedor de prêmios internacionais: Prêmio Roche de Periodismo en Salud e ICFJGlobal Health Reporting Contest.

“Para mim, ter o trabalho mais uma vez reconhecido pelo Prêmio Anamatra é motivo de muita alegria e mostra que o jornalismo tem uma função social muito importante: dar visibilidade a problemas e discussões que são muito relevantes para a sociedade“, comentou o jornalista.