Grupo de Reflexão continua atividades nesta segunda-feira

Começaram no último dia 8 as atividades do Grupo de Reflexão sobre o Teletrabalho e a Saúde Mental, promovido pela Amatra 13, com a facilitação da psicóloga Tatiana Lima. A Amatra 13 é pioneira, no país, nesse tipo de ação dirigida aos seus associados. O encerramento, que seria hoje, 20, ficou para a próxima segunda-feira, 27, com atividades extras, segundo avisa a juíza Mirella Cahu, idealizadora do evento. Ela informa que não há prejuízo para adesão de novos associados às atividades. O grupo se reúne online das 19 às 21 horas, e o link via Google Meet será enviado nos dias do evento.

Segundo nota da diretoria da Amatra, “a pandemia do coronavírus nos solicitou vivenciar o isolamento social e a realização de atividades de trabalho em regime exclusivo em home office. Essa forma de trabalho, em que pese possibilite alguns ganhos, a exemplo da desnecessidade de deslocamento ao trabalho, importa em modificação de inúmeras rotinas da organização da vida familiar e do trabalho, tendo se constituído em forte fator estressor, e por vezes adoecedor, se não for implantado em conjunto com ações preventivas de esclarecimento sobre o impacto dessa nova realidade de trabalho e as estratégias defensivas para proteção da saúde”.

Preocupada com a manutenção da saúde dos associados, a Amatra13 teve a ideia de oferecer a realização desse Grupo de Reflexão. A psicóloga Tatiana vem expondo seus conhecimentos acerca do teletrabalho e de suas implicações na saúde mental, buscando fomentar uma reflexão sobre o impacto que o teletrabalho gera na saúde mental de cada associado, objetivando construir um diálogo sobre a qualidade de vida no trabalho e as estratégias de proteção que se pode utilizar.

A profissional é psicóloga clínica, possui graduação em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (2003); pós-graduada em Psicologia Hospitalar (2004) pelo CPHD (Centro de Psicologia Hospitalar e Domiciliar do Nordeste); pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho(2015) pela Fafire; mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (2015) pela UPE; professora convidada da Pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Fafire; professora do curso de Psicologia na Faculdade ESUDA e consultora em saúde mental e trabalho.

GV