A Amatra13 participou da segunda edição do projeto TRT-13 em Movimento, que leva atividades e serviços para a Casa do Migrante, localizada na cidade de Conde.
Com lema “TRT-13 De portas abertas, inclusão e diversidade”, o projeto tem como objetivo atingir o foco de trabalho definido pelo TRT-13 para além da prestação jurisdicional, com ações que promovam a justiça social e os direitos humanos fundamentais, principalmente à população em situação de vulnerabilidade.
A presidente da Amatra13, Nayara Queiroz, ministrou a palestra Assédio Moral e Sexual. Durante a palestra, ela destacou a importância de reconhecer os sinais de assédio moral e as diferentes formas que ele pode assumir, seja no ambiente de trabalho, nas escolas ou em outros contextos sociais. Ela enfatizou a necessidade de criar ambientes seguros e inclusivos, onde as vítimas se sintam encorajadas a denunciar e onde as vozes das mulheres sejam ouvidas e valorizadas.
Na ocasião, também foi disponibilizado serviço de enfermagem, com aferição de glicemia e pressão arterial. Além disso, os migrantes receberam noções de direito do trabalho brasileiro, como carteira assinada, encargos previdenciários e legislação nacional, o que será útil na hora de procurar uma inserção no mercado de trabalho.
O TRT-13 em Movimento tem a parceria do Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Sistema Nacional de Emprego (SINE PB).
Ascom Amatra13
(Cibelly Correia)