Associação dos Magistrados da 13ª Região e a Escola da Magistratura Trabalhista da 13ª Região, participaram de solenidade para a assinatura simbólica do termo de cooperação técnica em conjunto com o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região e a Escola Judicial do TRT-13, na tarde desta sexta-feira (14) no gabinete da presidência do Regional.
O presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade destacou que essa parceria entre as instituições agrega nas ações desenvolvidas pelo Tribunal, principalmente as ações sociais. “É uma parceria com uma finalidade muito importante de formação de servidores e magistrados, principalmente com a possibilidade de formação social. Precisamos nos aproximar de instituições de ensino e órgãos públicos para melhor desempenhar nosso trabalho social e de inclusão”, finalizou.
Com o retorno das atividades da Esmat13, dispondo de cursos presenciais e pós-graduação, a colaboração do TRT-13 juntamente com a Ejud13, fornecendo o espaço físico para a ministração das aulas presenciais, expande e engrandece as possibilidades da Esmat, em um ambiente propício para a realização das aulas. A Escola Judicial fica localizada no Fórum Maximiano Figueiredo.
A presidente da Amatra13, juíza Nayara Queiroz, agradeceu a solicitude das instituições em contribuir com a volta das atividades da Escola da Magistratura e reforça os projetos dos cursos a serem brevemente retomados. “É um momento histórico para nossa associação, tendo essa parceria tão nobre com o TRT-13 e Ejud-13, que abriram as portas do Fórum para ampliar os serviços da Esmat. Também nesse sentido, estamos fechando parceria com a UEPB, para garantir a certificação da nossa Pós-graduação”.
Além disso, destacou o papel social que a Amatra13 vem desenvolvendo e que será também aplicado mediante os cursos promovidos. “Além de bolsas para servidoras (es) e magistradas (os), vamos fazer bolsas sociais, que também é parte da nossa missão prestar esse ofício de inclusão, nesse caso, para que a capacitação alcance mais pessoas”, disse.
Na diretoria da Esmat13 está a juíza Poliana Sá que também agradeceu a acolhida das instituições para a retomada da Escola. “Esse apoio vai ser muito importante e só engrandece a nossa Escola que tem por objetivo contribuir para a capacitação e aperfeiçoamento de advogadas (os), servidoras (os) e magistradas (os)”, complementou a juíza expressando-se feliz em fazer parte dessa gestão tão comprometida com projetos notáveis.
De acordo com a diretora da Ejud-13, desembargadora Herminegilda Machado, “esses convênios ampliam nossos espaços de compartilhamento do conhecimento e faz com que nossas instituições se tornem cada vez mais inclusivas”, ressaltou e parabenizou a iniciativa.
A promoção desses cursos pretende ir além do âmbito do Tribunal, podendo ceder possibilidades para capacitação e aperfeiçoamentos das minorias sociais, bem como continuar ofertando conhecimento técnico para nossas associadas e associados.
Ascom Amatra13
(Nadine Costa)