Amatra promove palestra para associados e homenageia mulheres

A diretoria da Amatra 13 organizou nesta sexta-feira, 6, um evento com dois objetivos: promover uma palestra com esclarecimentos aos seus associados sobre a nova MP 905/2019, que inaugura a carteira de trabalho Verde e Amarela, e homenagear as associadas por ocasião do Mês da Mulher. O evento foi realizado no restaurante Nau, em área reservada.

Segundo explicou o presidente da entidade, Marcelo Carniato, a Amatra teve a preocupação de preparar os seus associados para as novas questões que surgirão com a vigência da MP. “Temos que renovar nossos conhecimentos e esclarecer dúvidas a respeito do assunto, por isso pensamos numa palestra que mergulhasse fundo nessa questão”, comentou.

A palestra foi realizada pelo juiz do Trabalho e professor Farley Roberto Rodrigo de Carvalho Ferreira, do TRT 2, que também abordou sobre a Portaria 950/2020 do Ministério da Economia.

“A MP é uma legislação recente que chega ao mundo do direito do trabalho e, certamente, haverá várias questões para o Judiciário resolver. Afinal, a medida provisória não resolve inúmeras situações que ela mesma construiu. É importante esse evento para que os juízes reflitam antecipadamente sobre os problemas que virão à mesa de audiência, a fim de se sentirem mais seguros”, comentou o palestrante, para quem a Portaria 950 do Ministério da Economia “também ajuda um balizamento de reflexão sobre a fiscalização do trabalho”.

 

Homenagem às mulheres

Após a palestra foi feita uma homenagem especial à juíza Roberta Saldanha (1ª Vara do Trabalho de Campina Grande), que se aposentou no mês passado, e a todas as associadas em razão do mês da mulher. “Nós, da Amatra, temos uma atenção toda especial às mulheres. Temos uma comissão que trata especificamente dos vários assuntos relativos ao gênero. Na magistratura do trabalho, existe uma quantidade ligeiramente maior de mulheres, mas ainda não vivenciamos isso na cúpula do Judiciário, e nós lutamos por essa igualdade”, frisou Carniato.

Ao final, associadas e funcionárias receberam brindes da diretoria.